top of page

Não busque por vagas de emprego. Seja empreendedor, busque fazer negócios.


Na prática, um emprego nada mais é do que você prestar seus conhecimentos técnicos, e todo o seu know-how, para uma empresa em troca de um salário no final do mês, certo? mas e se ao invés de um salário apenas, você tivesse dois? Ou quem sabe três? e se fossem mais? Estar desempregado pode ser uma ótima oportunidade de transformar aquilo em que você tornou-se especialista, em um negócio próprio e poder prestar esses serviços não para uma e sim para várias empresas.


Então, se você está em busca de um bom emprego, talvez esteja na hora de despertar o empreendedor em você e dar a volta por cima.


Neste artigo vamos falar sobre este assunto, veja como realmente vale a pena.


O empreendedorismo no Brasil


A London Business School, da Inglaterra, em parceria com o Babson College, dos Estados Unidos, criou o programa de pesquisas GEM - Global Entrepreneurship Monitor.

Há mais de 18 anos, o programa GEM, de abrangência mundial, avalia anualmente o nível da atividade empreendedora em vários países participantes do projeto, e descobriu que em 2017 no Brasil a taxa total de empreendedorismo foi de 36,4%, o que significa que a cada 100 brasileiros adultos, 36 deles estavam conduzindo alguma atividade empreendedora no ato da pesquisa, ou seja, quatro a cada dez brasileiros estão seguindo pelos caminhos do negócio próprio.


Você também pode fazer parte dessa turma de desbravadores que, com um pouquinho de iniciativa própria e autoconfiança, desafiaram todas as “regras” que conduzem os indivíduos, desde o seu nascimento, ao serviço de mão-de-obra operária do mercado de trabalho.




As oportunidades


Você pode iniciar sua carreira de empreendedor em várias áreas. Nossa dica é que você escolha algo que realmente gosta de fazer, que te faça bem e que tenha certa habilidade.


Em outro caso, você pode aproveitar o tempo disponível e adquirir um novo conhecimento, ou melhorar ainda mais em algo que você já sabe fazer, através de cursos presenciais ou mesmo pela internet.


Hoje qualquer pessoa pode aprender uma coisa nova pela internet com um pequeno investimento em sites como o https://www.udemy.com, https://www.alura.com.br, ou até mesmo sem investimento nenhum em sites como o http://www.sebrae.com.br.


Como eu falei acima, as oportunidades são inúmeras, e as vantagens são enormes, tanto pra você, como prestador do serviço, quanto para a empresa que o contrata.


Você terá muito mais tempo disponível para atender a outras empresas, já que se liberta da obrigatoriedade de cumprir expediente com cargas horárias que beiram às 10 horas diárias de trabalho, e o seu contratante fica livre de arcar com tributos empregatícios, custos com alimentação, transportes, indenizações trabalhistas e outras coisas do tipo.


Quanto aos serviços que formarão o portfólio de apresentação de seu novo empreendimento, estes dependerão das atividades que você adquiriu e que se especializou enquanto trabalhava em seus últimos empregos, ou em um curso novo que você fez.


Você pode muito bem, começar oferecendo a prestação de um serviço como a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, por exemplo, manutenção de computadores, ou manutenção de veículos, ou ainda, manutenção de uma máquina onde você trabalhou e aprendeu bem a operá-la, ou mesmo a manutenção da limpeza do ambiente de trabalho, que seja, e, aos poucos tornar-se um pequeno fornecedor de acessórios, depois migrar para um fornecimento de material de trabalho, ou, quem sabe, até de equipamentos.


Como você pode ver, as oportunidades são as mais variadas, você só precisa encontrar uma forma de usar seus conhecimentos, de modo que os transforme em oportunidades de negócios.

Torne-se um empreendedor, isso vai te fazer bem e pode realizar os seus sonhos!


Maiores vantagens de ser um empreendedor

  • Estabilidade de Trabalho: Atualmente, encontrar um emprego que lhe proporcione estabilidade e que o faça se sentir melhor não é fácil. Empreendedores não precisam ter medo de ser demitidos a qualquer momento.

  • Independência: Não há nada melhor do que ser capaz de se organizar da maneira que mais lhe convier.

  • A receita: Em que profissão você pode aumentar ou diminuir seu salário? A resposta mais comum para essa pergunta é: Em nenhum! Mas, como empreendedor, quanto mais negócios você fizer, maiores serão os seus rendimentos.

  • Seleção de Pessoal: Isso também é uma vantagem. Torne-se um empreendedor e você nunca mais terá que suportar esse incômodo de ter de aturar maus colegas de trabalho. Você contrata apenas alguém que note ter o mínimo de afinidade com as suas ideias e que realmente seja competente.


Tenha coragem, empreenda.


Não há motivação maior para levantar da cama do que se dedicar a fazer algo que você ama.


Não procure um novo emprego, considere a ideia de procurar por oportunidades de negócio. Por que não começar hoje mesmo?

Até porque o tempo não espera!


Fontes:






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page